voltar à programação


Nas palavras de Manoel Friques, curador convidado para a aba CURTO-CIRCUITO:


propomos encontros pensados como curtos-circuitos. Não se pretende realizar a identidade de contrários, mas endossar a necessidade de se refletir sobre as contradições da realidade, sendo fundamental aproximar especialistas de áreas diversas. O propósito aqui é menos afirmar a máxima sartriana de que o “inferno são os outros” do que buscar o inferno em nós mesmos a partir do embate com o outro. Assim, a cada encontro, são justapostos dois convidados de áreas supostamente antitéticas: engenharia e curadoria; economia e dramaturgia; academia e produção teatral. Ao expor os paradoxos que permeiam as práticas teatrais, estes debates são instrumentos fundamentais para se circunscrever o campo dos materialismos teatrais brasileiros.

Gabriel Pinto é economista, coordenador do Programa Indústria Criativa do Sistema FIRJAN.

Pedro Kosovski é dramaturgo, diretor teatral, professor de artes cênicas, membro fundador da Aquela Cia de Teatro, que recentemente montou o espetáculo ‘Caranguejo Overdrive’, que segue circulando por diversas cidades brasileiras.

Manoel Silvestre Friques é professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO. Doutorando no Programa de História Social da PUC-Rio, foi Visiting Scholar no Department of Art History and Archaeology daColumbia University (Nova York, 2015-2016). É Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO), teórico do teatro (UNIRIO) eengenheiro de produção (UFRJ). Publica com frequência ensaios em revistas especializadas, como Sala Preta, Alceu, Pós, Concinnitas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras.

 

Serviço
Casa Quintal de Artes Cênicas
Endereço: Rua Silvio Romero, 36 – Santa Teresa
Data: sábado, 10 de dezembro
Horário: 16h