voltar à programação

Sinopse

Dois amigos preparam uma festa para uma amiga em comum.  Mas ela não aparece. Em meio aos convidados, o público, eles tentam lidar com o vazio instaurado pela ausência.

Sobre a criação

NABO ou Uma grande improvisação sobre eu e você nasce do desejo de produzir encontro e de gerar espaço coletivo, onde espectador e espetáculo formem um corpo colaborativo de construção de acontecimentos.

Para tal, optamos por criar uma festa. Um dos poucos eventos sociais atuais que perduram desde as celebrações ancestrais. Nesta festa, palavras e acontecimentos são convites ao espectador para uma subversão de seu lugar de espectar, tornando-os parte integrante da ficção ao abrir espaços de ação do mesmo dentro da cena. Não apenas os atores fazem a cena acontecer, mas também os espectadores   são   responsáveis   pelo   seu   desenvolvimento, tendo   liberdade   para executar trilha sonora, mover os objetos no espaço, encher os balões, comer, beber, sair, entrar, etc.

A criação estreou em 2014 na XIV Mostra de Teatro da UFRJ, como projeto de formatura da então aluna-diretora Rúbia Rodrigues. Agora, em novo formato, o Grupo BARKA se junta a novos artistas e pesquisadores da cena a fim de desdobrar o primeiro material e aprofundar o mote investigativo.

Sobre o grupo

O Grupo BARKA, composto por Bia Kaysel, Dominique Arantes e Rúbia Rodrigues, é um    coletivo de pesquisa e criação artística, que desenvolve seus trabalhos investigando   linguagens e dispositivos capazes de criar diálogo com e sobre a sociedade a partir do encontro de diferentes artistas. Nascido em 2014, possui em sua trajetória os espetáculos ‘Três por quatro’, ‘NABO ou Uma grande improvisação sobre eu e você’ e ‘Isso é um convite’, assim como a pesquisa continuada ‘Redécouvir’.

Serviço

Casa Quintal de Artes Cênicas
Endereço: Rua Silvio Romero, 36 – Santa Teresa
Data: 07 e 08 de dezembro
Horário: 20h
Duração: 90 minutos
Capacidade: 30 lugares – distribuição de senhas, 60 minutos antes

Ficha Técnica

Direção: Rúbia Rodrigues
Dramaturgia: Dominique Arantes
Elenco: Diogo Liberano e Dominique Arantes
Trilha Sonora: Grasiela Muller
Iluminação: Daniela Sanchez
Cenário: Bia Kaysel
Músico em Cena: Marcelo de Paula
Preparação vocal: Verônica Machado
Preparação corporal: Daniel Chagas
Assistente de direção e iluminação: Ana Paula Gomes
Produção e Realização: Grupo BARKA