Programação 2016
| Sobre | Imprensa | Blog | Parceiros | Equipe de Criação


Realização da companhia carioca Teatro Inominável, a Mostra Hífen de Pesquisa-Cena, mostra bienal de artes da cena, nasceu em 2012, quando sua primeira edição ocupou o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto durante oito (08) semanas, sendo indicada na categoria especial ao Prêmio Questão de Crítica. Em 2014, em parceria com o Instituto Galpão Gamboa e a produtora Pequena Central, realizou segunda edição durante cinco (05) semanas ocupando diversos espaços da cidade. Em 2016, em parceria com a Casa Quintal de Artes Cênicas e com o apoio do SESI Cultural, a Mostra apresenta sua terceira edição de 02 a 18 de dezembro.

 

 

Com curadoria e direção artística de Diogo Liberano, a cada edição da Mostra elege-se um hífen com intuito de conectar domínios que se encontram por demais separados. Na primeira edição (2012), o hífen costurou universidade-cidade. Na segunda (2014), hifenizou privado-público. Nesta terceira edição, o hífen busca chamar a atenção para os diversos modos-de-produção em artes da cena na contemporaneidade.

 

 

A Mostra Hífen apresenta, em sua terceira edição: modos-de-produção, sua programação distribuída nas seguintes abas:

CURTO-CIRCUITO – o curador convidado Manoel Friques apresenta encontros entre engenheiros e curadores, economistas e dramaturgos, pesquisadores e produtores, visando expor e debater os paradoxos que permeiam a prática teatral.

ESCRITA-AÇÃO – os dramaturgos André Felipe e Gustavo Colombini realizarão diariamente uma produção de escritas diversas em resposta não apenas à programação da Mostra, mas também a partir do encontro deles com as pessoas e a cidade.

PERFORMANCE – os integrantes do Inominável (Flávia Naves, Gunnar Borges e Natássia Vello) assumem a curadoria desta aba e convidam seis (06) performers visando a criação-realização de ações inéditas a partir do mote “o feminino e a rua”; na Casa Quintal, durante toda a Mostra, a publicação “Ações” da performer Eleonora Fabião estará disponível para encontro com os presentes.

PESQUISA-CENA – seis (06) criações em artes da cena, nascidas a partir da indissociabilidade entre pesquisa e criação, investigam a prática de outros modos para se produzir como também outras relações possíveis entre “obra” e “espectador”.

PÓS-PÓS-GRADUAÇÃO – a curadora convidada Adriana Schneider reúne quatro (04) artistas-pesquisadores pós-graduados para que eles refaçam a defesa de duas dissertações e teses acadêmicas enquanto dramaturgia e ação.

PROCESSO-ABERTO – nove (09) projetos ainda em processo de criação abrem o seu percurso criativo visando compartilhar apostas, especulações e, sobretudo, perguntas a serem experimentadas e conversadas com os presentes.

PRODUÇÃO-PRECÁRIA – artistas endereçam cartas a outros artistas com intuito de forjar limites para que criações inéditas possam nascer a partir desse jogo.

VIDEO-ENSAIO – em parceria com o Festival Atos de Fala, apresentamos três (03) vídeos-ensaios exibidos em looping na sala de estar da Casa Quintal de Artes Cênicas.

VIDEO-PERFORMANCE – artistas-estudantes do curso de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam uma mostra de video-performance seguida de um seminário sobre o processo de suas criações.

Facebbok da Hífen Twitter da Hífen Vimeo do Teatro Inominável Instagram do Teatro Inominável